Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

27 outubro, 2005

Só um grão de esperança

Jamais terei acesso aos laboratórios da Nasa,
de onde saiu o telescópio Hubbe
para fotografar, com emocionante nitidez,
a luz fossilizada dos primeiros
estilhaços do Big-Bang.
Jamais me entregarão os segredos do Pentágono,
escondidos em desvãos soturnos.
Padeci muito para rastejar na história
do tempo contada por Hawking.
Não sei como desativar a ogiva de um foguete.

Mas sei que preciso fazer a minha parte
para evitar a catástrofe.
Amo este lugar chamado Terra.
Apesar de todas as ferocidades
que irrompem do seu chão,
sobem das águas,
tubérculos plantados no coração da vida
pelo desamor do homem, animal
que cada dia mais desaprende o amor.

Sou apenas um caboclo que gosta de cantar
com as crianças e os pássaros da floresta.
Gosta de conversar com as estrelas,
ouvir as histórias do vento
e de aprender as sílabas da água.
Outra coisa não tenho além do canto,
feito só de palavras e de esperança.

Thiago de Mello (1926- )

18 outubro, 2005

“Vamos fazer um novo começo!”

No último dia 13, Leonardo Boff participou do 5º Seminário de Meio Ambiente e falou sobre o tema “Cuidado: a essência da vida”.
No evento ele destacou a importância de mudar o atual paradigma de dominação, que está esgotando, talvez de forma irreversível, os recursos naturais do planeta.
O petróleo e o carvão estão desaparecendo. Existe a possibilidade de haver uma crise ecológica nos próximos quatro ou cinco anos em função da escassez de água potável. Apenas 0,7% da água doce é acessível e 60% desse recurso fundamental à sobrevivência humana é utilizado por oito países.A questão levantada por Boff é: como universalizar o acesso à água? Difícil pergunta, mas respondê-la é extremamente urgente, já que 12 milhões de pessoas sentem sede no mundo.
Uma iniciativa importante e bastante enfatizada pelo teólogo foi a criação da Carta da Terra. Esse documento foi organizado por representantes de vários países e já foi aprovada pela Unesco. Se aprovada pela ONU, será incorporada à Carta dos Direitos Humanos. Essa carta refere-se à Terra como o nosso lar. Diante do atual estado de degradação, revelando um profundo desrespeito ao meio ambiente e a continuidade da vida humana, a nossa falta de cuidado poderá levar à ruína nossa sociedade. Segundo Boff, nunca a humanidade chegou a tanta demência. “O homem chegou ao absurdo de desenvolver 25 formas de destruir completamente a biosfera. Precisamos cuidar do que conquistamos e regenerar o que construímos”. Proteger toda espécie de vida existente é uma responsabilidade universal.
Apesar de ter idéias consideradas, por muitos, utópicas, Boff admite que não podemos negar o sistema em que estamos inseridos. “Devemos ter um pé dentro do sistema e outro pé em algo alternativo, se quisermos sobreviver”.

16 outubro, 2005

“O saber nos confere poder”. Leonardo Boff

“Sonhamos com um mundo ainda por vir, onde não vamos mais precisar de aparelhos eletrônicos com seres virtuais para superar nossa solidão e realizar nossa essência humana”.

“A relação com a realidade concreta é mediada pela imagem virtual que é somente imagem. O mundo virtual criou um novo habitat para o ser humano, caracterizado pelo encapsulamento sobre si mesmo e pela falta de toque, do tato e contato humano”.

“O tipo de sociedade em de conhecimento e da comunicação que temos desenvolvido nas últimas décadas ameaça a essência humana”.

“A sociedade contemporânea está criando, contraditoriamente, cada vez mais incomunicação e solidão entre as pessoas”.

“O ser humano possui o ‘complexo de Deus’. Acredita que tudo pode”.

“Até meados do século XXI terão desaparecido definitivamente mais da metade das espécies animais e vegetais atualmente existentes”. Dado: The State of Enviroment, Atlas – EUA.

14 outubro, 2005

Boff em visita ao Estado

Diante da atual realidade, em que há o predomínio do individualismo e do consumismo, e que não se percebe uma preocupação efetiva para com o planeta, as idéias de cuidado com a vida, difundidas por Leonardo Boff, são extremamente relevantes.
Boff é doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique (Alemanha) e autor de mais de 60 livros. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas Universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basiléia (Suíça) e Heidelberg (Alemanha). Leonardo Boff foi contemplado com o prêmio Nobel alternativo (Right Livelihood Award) em dezembro de 2001, em Estocolmo (Suécia). Acompanhe no próximo artigo as contribuições deixadas pelo teólogo em sua vinda ao Estado.

11 outubro, 2005

Calendário - Outubro

14 e 15 - 1º Encontro de Entidades Ambientais da Serra. Acontecerá no Auditório da Vitória Apart Hospital.

15- Audiência Pública para discussão do licenciamento do campo petrolífero de Golfinho. Às 9 horas, no ginásio da Arca, em Aracruz.

Ilusão Social

Vender imóveis com áreas ecológicas é o mais novo fetiche do mercado imobiliário. A dinâmica é simples: anunciar as vantagens que o futuro comprador terá ao adquirir um apartamento com reserva ecológica e de frente para o mar na Praia do Canto, ou um condomínio ecológico em frente à Terceira Ponte na Praia do Suá, ou ainda ter o Parque Municipal Pedra da Cebola como quintal de casa em edifícios de Jardim da Penha.
Na mesma onda estão também uma construtora que participa do projeto Águas Limpas e diz levar "respeito ao meio ambiente"; mineradoras que aplicam "gestão ambiental com responsabuilidade"; duas grandes empresas de aço e minério da Grande Vitória que divulgam sua preocupação com a população e com o meio ambiente, que criam reservas ecológicas internas e promovem eventos para discutir questões anbientais e mostrar seu compromisso social, apesar das denúncias quase diárias que retratam os prejuízos causados por elas.
Na verdade, responsabilidade social tornou-se a expressão do momento. Sustentabilidade e comprometimento são palavras-chave para dizer à sociedade "lucramos muito com a explorãção do trabalho e a degradação do meio ambiente, mas olhe como somos bonzinhos: investimos em cultura, patrocinamos eventos, fazemos belas propagandas e até monitoramos a qualidade do ar. Abra os olhos. Veja a verdade!

09 outubro, 2005

Calendário - Outubro

09 a 12 - II Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO 2005), com o tema “Monitoramento Ambiental: evoluindo estratégias e suas aplicações na gestão dos ambientes marinhos”. Acontecerão palestras, workshops, cursos de aperfeiçoamento além de mostra cultural e festas. A abertura será dia 09 no Centro de Convenções de Vitória.

13 e 14 - 5º Seminário do Meio Ambiente, com o tema "Cuidado: a essência da vida". A programação conta com mesa redonda, debates, lançamento de livro, apresentação cultural, exposição de trabalhos, mostra de filmes e palestra com Leonardo Boff - autor de mais de 60 livros nas áreas de teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.

07 outubro, 2005

Nós, o ambiente e vocês!

Esse blog faz parte de um projeto da disciplina de Jornalismo On Line do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O Espaço Ambiental surge, então, a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua colaboração, seja por meio da participação em debates seja por meio de sugestões.

Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!