Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

29 abril, 2006

Gênesis

Gênesis é uma jornada pelos cantos intocados da Terra.

Foi inaugurada dia 27, última quinta-feira, a exposição Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado. Preocupado com um possível desastre ambiental, Salgado pretende revelar um mundo onde natureza e animais vivem em equilíbrio ecológico.

É a primeira vez que o fotógrafo volta suas lentes ao meio ambiente. O nome Gênesis foi escolhido pelo desejo de retomar as origens do nosso planeta. O trabalho, que pretende executar ao longo de oito anos, será dividido em quatro capítulos: Criação, A Arca de Noé, O Homem Antigo e A Sociedade Antiga.
A preocupação com o meio ambiente já deu frutos no Brasil. O Instituto Terra, criado por Salgado, promove o replantio de 160 espécies diferentes na região da Mata Atlântica.

A exposição Gênesis está aberta ao público na Pedra da Cebola, em Vitória, de terça a domingo, de 8h às 21h. As obras ficam expostas até o dia 26 de maio.

27 abril, 2006

Tratamento da mídia

Uma matéria veiculada por um telejornal do estado nessa semana (mais precisamente dia 25) chamou minha atenção. Tal reportagem dizia que os moradores dos bairros Resistência e Bonfim, em Vitória, enfretam um grave problema: o cano que joga esgoto no mangue entupiu e agora os moradores são obrigados a aguentar esgoto a céu aberto.
Ao escutar isso eu não acreditei! Tem uma parte importantíssima que é dita, mas não é sequer questionada. Vamos analisar melhor o caso: o esgoto é jogado no manguezal e isso é considerado normal! Como? Será que os próprios moradores e a Prefeitura, principalmente, não vêem esse absurdo? Será que o telejornal que divulgou essa matéria não percebe isso? Ou será mais fácil poluir o meio ambiente, afinal ninguém gosta de caranguejo mesmo? Deve ser pelo mesmo motivo que a praia de Camburi nunca estará própria para banho...
Não quero menosprezar o fato dos moradores estarem convivendo com esgoto na rua e sim apontar o problema maior de toda essa história.

23 abril, 2006

Denúncia


Pessoas que se dizem ligadas a um novo projeto desenvolvido pela administração do Parque Nacional da Tijuca, estão promovendo a morte criminosa de centenas de árvores do local.
* Por Flávia Tavares
O processo em que se mata uma árvore cortando um círculo em volta do seu caule para não permitir q a seiva suba e alimente a árvore. A árvore drena a seiva q lhe resta e acaba secando. Com essa morte súbita, vem o madeireiro e corta a árvore alegando que ela já está morta por causa desconhecida. Esse processo é criminoso e usado por grileiros e madeireiros para burlar a fiscalização. Então porque esse grupo está usando o mesmo processo para derrubar e abrir trilhas e clareiras na nossa floresta?
A Floresta da Tijuca já tem mais de um século de criação e todos os seus espécimes convivem muito bem desde então. O maior mal que nossa floresta tem enfrentado é a ganância e a mão dos predadores humanos. Observei o alargamento de diversas trilhas e clareiras sendo formadas. As árvores estão sendo derrubadas e nada está sendo plantado no lugar, formando enormes clareiras. O turismo está intenso dentro do Parque, inclusive com veículos pesados (jipes). Acredito que existem interesses por trás de tanta devastação, talvez pra propiciar ao turista maior conforto ao passear entre as árvores que restarem.
* Flávia Tavares é artista plástica.
Denúncias ao Ibama podem ser feitas pela Linha Verde.
Confira também as fotos e o vídeo desse desastre.

21 abril, 2006

Lutar por um ideal

Algumas pessoas podem até não lembrar, mas o dia 21 de abril não é só uma sexta feira pra emendar um longo feriado. Há 214 anos, Tiradentes foi morto por lutar por um ideal. Ele não lutava sozinho: militares, magistrados, sacerdotes, escritores e poetas famosos também participaram do movimento. Pretendiam proclamar uma república, abolir a escravidão, construir de uma universidade, e fazer outras reformas sociais de interesse para a coletividade. O que de mal havia nisso? O interesse do grupo dominante.

Você pode estar se perguntando porque em um espaço dedicado ao meio ambiente existe uma reflexão sobre a história. É fácil: acredito que é preciso conhecer esses fatos para percebermos se houve alguma mudança em nosso mundo.

Analisando a história de Tiradentes vemos que talvez Joaquim José da Silva Xavier foi o único assassinado por ser “a parte mais fraca da corda”, mas essa condição não o impediu de lutar. Quantos hoje, em nossa sociedade que insiste em se chamar de civilizada, são silenciados ao denunciarem abusos cometidos por “poderosos”? Muitos.

Exemplos de cidadãos que perderam a vida lutando pelos seus ideais são muitos. No ano passado, um caso de grande repercussão foi o assassinato da Irmã Dorothy, na Amazônia.

Questões como “ainda vale a pena lutar?”, “existe alguma saída?”, “pra que ter esperança?” podem, às vezes, nos atormentar. Mas creio que, apesar de momentos de crise e de algumas fraquezas, persiste a certeza de que, SIM, ainda vale a pena lutar. Apesar das críticas, apesar de ameaças, apesar da falta de apoio ou seja lá o que for... Lute pelo que você acredita. O blog Espaço Ambiental está tentando fazer isso...

15 abril, 2006

Dia Nacional da Conservação do Solo


Desde 13 de novembro de 1989, o dia 15 de abril é dedicado à reflexão sobre a conservação dos solos.
A necessidade do uso correto deste recurso natural é importante para que não ocorra degradação ambiental. Desertificação, uso de tecnologias inadequadas, falta de conservação, destruição da vegetação (seja pelo desmatamento ou pelas queimadas) são denúncias comuns.

Essa semana, a empresa Dumilho, localizada no município de Viana, foi multada pelo Ibama em mais de R$ 100 mil reais por depositar lixo a céu aberto, queimar os resíduos, não preservar a mata ciliar e deixar poluir o rio que passa dentro da propriedade. A empresa, que produz ração e abate frangos, pode se defender em 20 dias.
Denúncias de abusos cometidos por empresas são freqüentes. A população torce para que, realmente, esses crimes sejam punidos.

11 abril, 2006

Espaço Ambiental em nova fase


O blog foi criado inicialmente para atender à disciplina Jornalismo On Line, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A disciplina terminou no final de 2005, mas a vontade de manter o projeto persiste.
Espaço Ambiental completou seis meses de existência dia sete desse mês. Para comemorar a data, decidimos ampliar nossas atividades: esse blog agora também tem uma comunidade no Orkut. A iniciativa não é só para aderir a febre do momento; vemos no Orkut uma possibilidade de divulgar nosso trabalho e aumentar a discussão em relação ao meio ambiente.
Gostaríamos de agradecer a todos que visitam esse espaço. A participação de vocês é um estímulo para mantermos esse trabalho. Contamos como apoio de todos, agora em ares orkutianos. Visite nossa comunidade!

05 abril, 2006

Será a vez do cerrado?


Foi instalada ontem em Brasília a Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável (Conacer). Para a próxima semana está prevista uma consulta pública para aprovar as propostas de criação das duas primeiras Reservas Extrativistas (Resex) do Cerrado. Nesse bioma, menos de 3% está protegido em unidades de conservação (UC), enquanto o mínimo recomendado é de 10%.



03 abril, 2006

Viagem ao território capixaba

Quer conhecer o Espírito Santo? Visite o site "Rotas do ES" e veja as belezas que estão bem perto de nós.
O guia virtual oferece a localização, a descrição dos pontos turísticos, além de locais para estadia e pacotes para viagem. Aproveite a oportunidade e faça um tour pelas terras capixabas!