Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

11 outubro, 2005

Ilusão Social

Vender imóveis com áreas ecológicas é o mais novo fetiche do mercado imobiliário. A dinâmica é simples: anunciar as vantagens que o futuro comprador terá ao adquirir um apartamento com reserva ecológica e de frente para o mar na Praia do Canto, ou um condomínio ecológico em frente à Terceira Ponte na Praia do Suá, ou ainda ter o Parque Municipal Pedra da Cebola como quintal de casa em edifícios de Jardim da Penha.
Na mesma onda estão também uma construtora que participa do projeto Águas Limpas e diz levar "respeito ao meio ambiente"; mineradoras que aplicam "gestão ambiental com responsabuilidade"; duas grandes empresas de aço e minério da Grande Vitória que divulgam sua preocupação com a população e com o meio ambiente, que criam reservas ecológicas internas e promovem eventos para discutir questões anbientais e mostrar seu compromisso social, apesar das denúncias quase diárias que retratam os prejuízos causados por elas.
Na verdade, responsabilidade social tornou-se a expressão do momento. Sustentabilidade e comprometimento são palavras-chave para dizer à sociedade "lucramos muito com a explorãção do trabalho e a degradação do meio ambiente, mas olhe como somos bonzinhos: investimos em cultura, patrocinamos eventos, fazemos belas propagandas e até monitoramos a qualidade do ar. Abra os olhos. Veja a verdade!