Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

21 abril, 2006

Lutar por um ideal

Algumas pessoas podem até não lembrar, mas o dia 21 de abril não é só uma sexta feira pra emendar um longo feriado. Há 214 anos, Tiradentes foi morto por lutar por um ideal. Ele não lutava sozinho: militares, magistrados, sacerdotes, escritores e poetas famosos também participaram do movimento. Pretendiam proclamar uma república, abolir a escravidão, construir de uma universidade, e fazer outras reformas sociais de interesse para a coletividade. O que de mal havia nisso? O interesse do grupo dominante.

Você pode estar se perguntando porque em um espaço dedicado ao meio ambiente existe uma reflexão sobre a história. É fácil: acredito que é preciso conhecer esses fatos para percebermos se houve alguma mudança em nosso mundo.

Analisando a história de Tiradentes vemos que talvez Joaquim José da Silva Xavier foi o único assassinado por ser “a parte mais fraca da corda”, mas essa condição não o impediu de lutar. Quantos hoje, em nossa sociedade que insiste em se chamar de civilizada, são silenciados ao denunciarem abusos cometidos por “poderosos”? Muitos.

Exemplos de cidadãos que perderam a vida lutando pelos seus ideais são muitos. No ano passado, um caso de grande repercussão foi o assassinato da Irmã Dorothy, na Amazônia.

Questões como “ainda vale a pena lutar?”, “existe alguma saída?”, “pra que ter esperança?” podem, às vezes, nos atormentar. Mas creio que, apesar de momentos de crise e de algumas fraquezas, persiste a certeza de que, SIM, ainda vale a pena lutar. Apesar das críticas, apesar de ameaças, apesar da falta de apoio ou seja lá o que for... Lute pelo que você acredita. O blog Espaço Ambiental está tentando fazer isso...

3 Comments:

At 2:38 AM, Blogger Vitor Taveira said...

só uma correçao: a irma dorothy foi assasinada no ano passado, completou um ano ha pouco tempo

"ah entao vamos lá
lutar por um ideal
se viver é resistir
entao será!"

 
At 12:22 PM, Blogger Camila Fregona said...

Valeu, Vitor. Foi um erro na hora de escrever... Sabe como é né?! Ritmo de feriadão... Mas, obrigada pela correção. Já foi corrigido.

 
At 11:05 PM, Anonymous Anônimo said...

é meio polemico esse assunto. Nao dou moral pra esse cara nao. hehehe
Mas quem se importa tb? foi legal o post :)

 

Postar um comentário

<< Home