Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

23 abril, 2006

Denúncia


Pessoas que se dizem ligadas a um novo projeto desenvolvido pela administração do Parque Nacional da Tijuca, estão promovendo a morte criminosa de centenas de árvores do local.
* Por Flávia Tavares
O processo em que se mata uma árvore cortando um círculo em volta do seu caule para não permitir q a seiva suba e alimente a árvore. A árvore drena a seiva q lhe resta e acaba secando. Com essa morte súbita, vem o madeireiro e corta a árvore alegando que ela já está morta por causa desconhecida. Esse processo é criminoso e usado por grileiros e madeireiros para burlar a fiscalização. Então porque esse grupo está usando o mesmo processo para derrubar e abrir trilhas e clareiras na nossa floresta?
A Floresta da Tijuca já tem mais de um século de criação e todos os seus espécimes convivem muito bem desde então. O maior mal que nossa floresta tem enfrentado é a ganância e a mão dos predadores humanos. Observei o alargamento de diversas trilhas e clareiras sendo formadas. As árvores estão sendo derrubadas e nada está sendo plantado no lugar, formando enormes clareiras. O turismo está intenso dentro do Parque, inclusive com veículos pesados (jipes). Acredito que existem interesses por trás de tanta devastação, talvez pra propiciar ao turista maior conforto ao passear entre as árvores que restarem.
* Flávia Tavares é artista plástica.
Denúncias ao Ibama podem ser feitas pela Linha Verde.
Confira também as fotos e o vídeo desse desastre.

6 Comments:

At 12:53 PM, Anonymous Anônimo said...

Obrigada por divulgar. Estamos fazendo a nossa parte. Na verdade esse projeto de incentivar o Turismo na Floresta - alargando as trilhas e secando arvores - faz parte da nova política da Direção do Parque. Antes era proibido se tirar uma semente, uma folha q fosse, agora (com o aval de pseudo engenheiros) desmatamento ganhou o nome de "remanejamento". Isso está acontecendo desde 2003 e até agora nada foi plantado. O q podemos esperar em seguida?
bjs

 
At 3:11 PM, Blogger Fabio Malini said...

Camila e Priscila,

Uam vez vi uma matéria da regina Casé mostrando a necessidade de fuzilar jaqueiras na floresta da Tijuca. Isto porque jaqueira é uma assassina de florestas.

Será que essas árvores são as jaqueiras?

 
At 11:08 PM, Anonymous Anônimo said...

tenso, o ser humano eh uma merda mesmo

 
At 12:04 AM, Blogger Camila Fregona said...

O assunto é polêmico e voltaremos a falar dele no próximo post. Dessa vez com a visão dos responsáveis pelo parque. Até lá.

 
At 5:12 PM, Anonymous Anônimo said...

Pra continuar defendendo a nossa mata, longe de qq interesse economico, aconselho a leitura do artigo do Artur da Tavola (q ja estava prevendo esse desastre) -
http://www.arturdatavola.com/Cronicas_6.html#Xenofobia
XENOFOBIA ARBÓREA Artur da Tavola
Cuidado, irmãos, estão se propondo a mexer nas árvores do Rio de Janeiro
com um argumento – espantem-se – nacionalista... A Fundação Parques e Jardins,
bem intencionada, é certo, descobriu (só agora...) que das 600 mil árvores
existentes na cidade, apenas 16 % são nativas. 84% são o que eles chamam
de “origem exótica”, o que quer dizer: vieram de outros países.
E daí?, dá vontade de perguntar. Estão há séculos em nosso meio ambiente e só
mbelezam. Imaginem o que seria do Rio sem amendoeiras, palmeiras imperiais,
mangueiras, jaqueiras, flamboaiãs, os ciprestes da Lagoa Rodrigo de Freitas (no
lado da Borges de Medeiros) e os Fícus, por exemplo, do Morro da Viúva,
verdadeiras maravilhas. Isso só para citar –de passagem- algumas espécies
chamadas exóticas.
Sobre a Regina Case ela é paga pra dizer qq coisa e ela deveria tentar lutar pra reflorestar o Ceará (sua terra natal) q tinha uma belíssima mata destruida por verdadeiros assassinos de florestas q pensam como ela.

 
At 7:00 AM, Blogger Art Now said...

Em 2006 encontrei várias arvores mortas na floresta da tijuca e procurei a administração da mesma, pra minha surpresa eles as estavam matando. Depois fiquei sabendo que eram as jaqueiras. Argumentei q as arvores faziam parte do Parque reflorestado pelo Major Archer e pela historia a jaqueira faz parte da selva nativa, o fato de se encontrar tb na india não significa q não seja brasileira.
E mesmo q nao fosse ela é parte do Parque Nacional da Tijuca, ja que o Parque foi reflorestado artificialmente.
Nenhum dos meus argumentos surtiu efeito e os autores do desmatamento passaram a me agredir verbalmente inclusive pela internet.
Entrei com uma ação popular no MP q esta há mais de um ano no gabinete do juiz sem solução.
No dia 17 de fevereiro deste ano, estive na floresta e fiquei horrorizada. Eles estão derrubando arvores a machadas e elas ficam caidas sobre outras arvores.
Jaqueiras de mais de setenta anos foram (aneladas) ou sejam estam tendo a seiva retirada para morrerem. E o q estarrece mais é q estas arvores estao na beira de abismos o q significa q se morrerem levaram junto um bocado de terra.
A quem poderemos apelar mais para deter estes loucos?
Peço sua ajuda.
FLAVIA

 

Postar um comentário

<< Home