Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

30 março, 2006

O meio ambiente e o audiovisual

Amanhã é o último dia das inscrições para a III MoVA Caparaó.

A mostra de vídeos ambientais acontecerá de 5 a 8 de julho, em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto. Os 11 municíos próximos ao Parque Municipal do Caparaó participarão do projeto que também tem o objetivo de divulgar as potencialidades turísticas da região.

A MoVa é uma ótima opotunidade para quem quer divulgar vídeos que abordem questões ligadas ao meio ambiente.

Podem participar da mostra competitiva vídeos nos formatos Betacam, DV, MiniDV ou DVD, com o tempo máximo de 50 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2004.

Confira o regulamento e a ficha de inscrição do evento.

28 março, 2006

Samba pela vida


Em Curitiba, mais de 2 mil crianças, entre 6 e 13 anos, saíram às ruas para cantar o “Samba pela vida” e pedir uma chance ao futuro do planeta.

Na cidade, aconteceu hoje a 8ª Conferência da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB). A pauta foi a necessidade de se proteger as florestas e oceanos.

“Se não mudarmos agora, é possível que o processo de destruição seja tão terrível que vamos comprometer o futuro das gerações que ainda nem nasceram. Nós não temos esse direito”. A ministra Marina Silva ainda ressaltou: “Não permitam que essa seiva verde no coração de vocês venha a secar. Ela irriga os sonhos e os sentimentos mais profundos de um mundo melhor”.
Ouça aqui o "Samba pela vida", de Léo Viana e Rubinho da Costa.

21 março, 2006

Pesquisa da ONU afirma: situação da água pode piorar muito nos próximos 15 anos


A Avaliação Global sobre Águas Internacionais é um Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Dentre os problemas previstos até 2020, a queda na vazão dos rios, o crescimento da salinidade em estuários, a perda de espécies de peixes e plantas aquáticas e a redução dos sedimentos nas costas estão entre os principais.

A questão da água envolve outro aspecto de extrema importância: a agricultura. Perdas para áreas cultiváveis, insegurança alimentar e danos à pesca, além de crescimento da desnutrição e de doenças são previsões citadas no relatório.

A crescente demanda da agricultura irrigada contribui com 70% de retrações de água doce e apenas 30% dessa água retorna para o meio ambiente. Em contrapartida, indústria e domicílios retornam 90% do que é utilizado.

O relatório final, “Desafios das águas internacionais: Avaliações regionais numa perspectiva global”, foi lançado hoje e traz dados importantes, além de inovações para a área ambiental.

17 março, 2006

O mar...


Tecnologia brasileira é base de um projeto de geração de energia a partir das ondas do mar.

O Brasil lançará até o fim do ano a primeira usina ondelétrica do país. O projeto piloto, desenvolvido na UFRJ, vai abastecer inicialmente 200 residências.

A obra será construída em São Gonçalo do Amarante, a 55 Km de Fortaleza - Ceará. O local foi escolhido, segundo Segen Stefen, pela regularidade das ondas, que quebram em intervalos de 5 a 8 segundos.

Se o projeto tiver bons resultados, poderá, no futuro, gerar até 15% da eletricidade do país. No entanto, um dos entraves é o alto custo. Produzir energia a partir de ondas do mar é, no mínimo, duas vezes mais caro que a produção hidrelétrica. Porém, a energia ondelétrica é renovável não causa danos ambientais.

13 março, 2006

Parceria a favor do planeta


A promoção 'Invista num futuro melhor' é uma iniciativa da Petrobras. Para participar basta responder a pergunta: "O que cada um de nós pode fazer pela preservação da água nos próximos 30 anos?". As 10 respostas mais criativas ganham uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer O Centro de Pesquisas da Petrobras. As incrições podem ser feitas até o dia 20 deste mês.

A resposta deve ter de 10 a 20 linhas ou de 500 a 1.000 caracteres (com espaços). Os textos deverão ser enviados para a Promoção Cultural “Invista num Futuro Melhor”, aos cuidados de Gabriela Yamaguchi, Revista Superinteressante, Av. das Nações Unidas, 7221, 9º andar, CEP 05425-902, São Paulo/SP, acompanhado de carta contendo os dados do participante: Nome completo, endereço, RG, CPF, data de nascimento, telefone e e-mail.

Apesar de o prêmio não ser muito atrativo, a causa é nobre. A questão da água realmente merece pesquisa, dedicação e conscientização. Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e a previsão é de que em 2025 duas em cada três pessoas sofrerão com a falta desse bem essencial à vida.

07 março, 2006

Prêmio de Reportagens sobre a Biodiversidade chega a sua 6ª edição

As inscrições vão até o dia 14 de abril e o regulamento está no site do concurso.

O Centro Internacional para Jornalistas (Washigton, Eua) e a Federação Internacional de Jornalistas Ambientais (sediada em Paris, França) se unem à Conservação Internacional e à Fundação SOS Mata Atlântica para premiar as reportagens de maior destaque relacionadas à Mata Atlântica no período de 1° de abril de 2005 a 31 de março de 2006.

Promover o jornalismo ambiental no país, fomentar a produção de reportagens sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e reconhecer os profissionais que cobrem temas ambientais são objetivos do prêmio.

Há categorias para impresso e televisão. A premiação para o primeiro colocado é a participação em evento internacional de conservação ou jornalismo ambiental, com passagens, hospedagem, alimentação e inscrição pagas pelo concurso. Para o segundo e terceiro lugar a premiação é em dinheiro.

O concurso ocorre ainda em mais sete países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Madagascar, Peru e Venezuela. Iniciativas como essa valorizam o meio ambiente e o jornalismo ambiental.

05 março, 2006

Tecnologia e meio ambiente em harmonia

Criado em 1998, o AMTEC visa reunir informações sobre as tecnologias saudáveis ao meio ambiente.

As pesquisas desenvolvidas na área de Tecnologias Ambientalmente Saudáveis (TAS) têm, desde 1998, um espaço reservado pra troca e melhoramento de informações. O projeto AMTEC (AMbiente + TECnologia) é um instrumento de reunião e difusão dessas tecnologias, servindo de ponte entre seus criadores e seus potenciais usuários. Existem 81 pessoas e instituições que trabalham com TAS cadastradas. O contato entre elas é um meio de aperfeiçoar e desenvolver técnicas que procurem minimizar os impactos negativos da intervenção humana nos recursos naturais.

No banco de dados também estão disponíveis 236 pesquisas, em áreas como agricultura, recursos hídricos, energia, resíduos, atmosfera. O internauta pode ter acesso à descrição das pesquisas e entrar em contato com os responsáveis pelo projeto.

O portal ainda ofecere espaço às necessidades atuais (Demandas), aos processos e produtos disponíveis (Ofertas), à legislação, à informação técnica e científica. O projeto almeja criar um fórum de discussão para aprofundamento dos assuntos mais relevantes no contexto da gestão ambiental.

01 março, 2006

Calendário - Março

07 - Seminário Encontro das Águas. No Auditório da Findes, em Vitória.

08 - Encontro Nacional de Gerenciamente e Soluções Ambientais. Em Florianópolis, Santa Catarina.

18 a 20 - Curso de Extensão em Meio Ambiente. Na UFPR, em Curitiba.