Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

27 maio, 2006

Cadê a Mata que tava aqui?

Hoje, dia da Mata Atlântica, esse post se dedica a uma reflexão sobre esse assunto
já esquecido...
Cíntia Barenho*

Cadê a Mata Atlântica que cobria mais de 15% do território brasileiro quando os europeus aqui chegaram?

Cadê a Mata Atlântica que detém o recorde mundialde biodiversidade arbórea?

Cadê a Mata Atlântica que vem sendo substituída ao longo da história por diversos tipos de monoculturas?

Cadê a Mata Atlântica que abrangia 17 estados brasileiros?

Cadê a Mata Atlântica, ou melhor, o Pau-Brasil, que deu origem ao nome da nossa pátria?

Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas nesse dia 27 de maio, Dia da Mata Atlântica. Mais uma data emblemática para a questão ambiental, em que ainda não temos muito a comemorar.Um bioma tão importante e ameaçado quanto a Amazônia, e tão esquecido, precisa ter sua identidade resgatada.

O Brasil "nasceu", prosperou e vem menosprezando a Mata Atlântica ao longo da sua história. Diversos ciclos econômicos vêm devastando as nossas matas, como o do pau-brasil, o da cana-de-açúcar, o do café e, recentemente, o do eucalipto, o da soja e o da carcinicultura. Além disso, mais de 70% da população brasileira está na zona de influência da Mata Atlântica, bem como, a maioria das nossas grandes cidades.

Mesmo a Mata Atlântica com reconhecimento na Constituição Federal (art.225) como patrimônio nacional; mesmo com diversos mecanismos jurídicos que garantam a sua proteção; mesmo com diversos coletivos ambientais buscando sua preservação, conservação e recuperação; mesmo com o Brasil sendo um dos signatários da Convenção de Diversidade Biológica, apenas 7% da sua cobertura original ainda existe - o que faz da Mata Atlântica o 2º ecossistema mundial mais ameaçado de extinção.

Sem contar os 12 anos que a PL 3285/92 (lei da Mata Atlântica) vem tramitando no Congresso nacional, ainda temos muito a avançar para sua efetiva conservação e preservação. Em nossa região, o bioma Mata Atlântica também se faz presente, através dasmatas de restinga, banhados, dunas. E, infelizmente, a nossa realidade não é muito diferente do restante do Brasil.

Nossas matas, em especial, nossos banhados, ainda são negligenciados pelo poder público e desconhecidos pela sociedade. Mais que uma função ambiental, exercem uma função social, e econômica para a região. Colaboram no controle das cheias e vazão de corpos d'água, são criatórios de peixes, são ambientes de repouso de aves migratórias, são filtros biológicos. Enfim, o verde da Mata Atlântica não vem só das árvores de suas matas, mas dos banhados, dunas, restingas - ambientes associados - que evidenciam a importância da preservação, conservação e recuperação desse bioma para todos e todas.

*Bióloga e Mestranda em Educação Ambiental/FURG

1 Comments:

At 10:56 AM, Anonymous Anônimo said...

desculpe a correção mais o certo é "mundial de"em vez de mundialde

 

Postar um comentário

<< Home