Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

18 outubro, 2005

“Vamos fazer um novo começo!”

No último dia 13, Leonardo Boff participou do 5º Seminário de Meio Ambiente e falou sobre o tema “Cuidado: a essência da vida”.
No evento ele destacou a importância de mudar o atual paradigma de dominação, que está esgotando, talvez de forma irreversível, os recursos naturais do planeta.
O petróleo e o carvão estão desaparecendo. Existe a possibilidade de haver uma crise ecológica nos próximos quatro ou cinco anos em função da escassez de água potável. Apenas 0,7% da água doce é acessível e 60% desse recurso fundamental à sobrevivência humana é utilizado por oito países.A questão levantada por Boff é: como universalizar o acesso à água? Difícil pergunta, mas respondê-la é extremamente urgente, já que 12 milhões de pessoas sentem sede no mundo.
Uma iniciativa importante e bastante enfatizada pelo teólogo foi a criação da Carta da Terra. Esse documento foi organizado por representantes de vários países e já foi aprovada pela Unesco. Se aprovada pela ONU, será incorporada à Carta dos Direitos Humanos. Essa carta refere-se à Terra como o nosso lar. Diante do atual estado de degradação, revelando um profundo desrespeito ao meio ambiente e a continuidade da vida humana, a nossa falta de cuidado poderá levar à ruína nossa sociedade. Segundo Boff, nunca a humanidade chegou a tanta demência. “O homem chegou ao absurdo de desenvolver 25 formas de destruir completamente a biosfera. Precisamos cuidar do que conquistamos e regenerar o que construímos”. Proteger toda espécie de vida existente é uma responsabilidade universal.
Apesar de ter idéias consideradas, por muitos, utópicas, Boff admite que não podemos negar o sistema em que estamos inseridos. “Devemos ter um pé dentro do sistema e outro pé em algo alternativo, se quisermos sobreviver”.

2 Comments:

At 8:11 AM, Anonymous Anônimo said...

Que prestígio! O boff no blog de vcs! Queria ter ido no seminário tb, mas ninguém me convidou, né?!
Ah, e cd o meu blog q não está 'linkado' no Espaço Ambiental???
bjim

 
At 12:13 PM, Blogger Fabio Malini said...

tá faltando "atualização contínua" aí....

 

Postar um comentário

<< Home