Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

03 maio, 2006

Espécies exóticas são realmente invasoras?

Essa matéria foi divulgada pelo site do Ministério do Meio Ambiente, em 28 de maio. Apesar dessa diferença de datas, vale a pena conferir esse texto porque trata de uma questão já abordada pelo blog, a retirada de árvores da Floresta da Tijuca. A minha dúvida permanece: as espécies exóticas são realmente invasoras? Pelo menos a questão está sendo discutida...

Câmara técnica discutirá espécies exóticas invasoras

Daniela Mendes

A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) deve aprovar a criação da Câmara Técnica Permanente sobre Espécies Exóticas Invasoras. De acordo com o diretor do Programa Nacional de Conservação da Biodiversidade, Paulo Kageyama, a proposta será analisada na próxima reunião do conselho prevista para junho. "Não há nenhuma razão para não se criar essa câmara técnica. Ela representará a importância que o Ministério do Meio Ambiente dá ao tema", afirma Kageyama.

Uma minuta de criação da Câmara Técnica Permanente já foi analisada pelos membros da Conabio. Se aprovada, ela será o primeiro fórum oficial para tratar do problema que, cada vez mais, preocupa os estudiosos do meio ambiente.

A Câmara terá como foco principal a discussão para se definir um programa de prevenção e controle das espécies exóticas invasoras, hoje consideradas a segunda maior causa de extinção de espécies no planeta, afetando diretamente a biodiversidade, a economia e a saúde humana.

Uma das primeiras tarefas do órgão deverá ser a elaboração de uma lista oficial de espécies invasoras, semelhante à que existe hoje sobre animais em extinção, com o objetivo de orientar os pesquisadores e as ações do governo no controle dessas espécies no País. "Nós também queremos fazer um levantamento das espécies invasoras nas unidades de conservação", acrescenta Kageyama.

Além da lista oficial, a Câmara deverá propor a uniformização dos termos a serem empregados no tratamento das espécies exóticas e a avaliação dos impactos causados ao meio ambiente pelas principais espécies, tanto em relação à biodiversidade quanto à saúde humana e animal.

A proposta de criação da Câmara foi feita pela ministra Marina Silva, em outubro do ano passado, no 1º Simpósio Brasileiro sobre Espécies Exóticas Invasoras realizado, em Brasília, pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Embrapa, o Ibama, a Fiocruz e a Universidade Federal de Viçosa.

Na ocasião a ministra afirmou que considerava fundamental a criação de um fórum específico para o debate do tema. O Simpósio contou com a presença de representantes de sete países.
A Câmara Técnica Permanente deverá ser composta por representantes de órgãos governamentais e não governamentais e de representantes da comunidade científica brasileira.

4 Comments:

At 11:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu soh tenho uma(s) duvida(s)...
oq isso vai mudar na vida de um brasileiro normal?
Supondo q eles elaborem as listas de invasoras, e aih? Vao sair cortando tudo? nao vao mais plantar? Como eles provam que "afetam diretamente a biodiversidade, a economia e a saude humana"? e a Seleçao Natural? Pq o homem gosta de interferir nisso heim?
E adora impor sua vontade sobre o direito dos outros, e digo o direito da planta! Se ela eh mais forte, deixa ela viver oras! Vamos usar e abusar de sua madeira, sei la. Tenho ctz que a roubalheira na politica, a pessima distribuiçao de renda e toda podridao que existe no Brasil afetam MUITO mais a biodiversidade, a economia e a saúde humana.

 
At 11:54 PM, Anonymous Anônimo said...

Lucas,

Você tem dúvidas sobre a veracidade e a importância sobre o caráter invasor das plantas exóticas?!
Queria te dizer que a degradação do meio ambiente e as suas decorrentes conseqüências revelam que a nossa sobrevivência depende da forma como iremos tratar a natureza daqui para frente. A sua existência no Planeta depende de medidas que certamente terão que ser tomadas e uma delas, entre tantas outras, é a criação dessa Câmara Técnica Permanente sobre Espécies Exóticas Invasoras.
Só conhecendo os riscos implícitos pela utilização de espécies exóticas invasoras é que se buscará a forma de resgatar a biodiversidade natural do local e o equilíbrio Global.
O que diferencia o ser humano dos demais seres vivos é o enorme poder da sua mente, cujo potencial não tem limites... Se o homem se dispuser a usar, sempre, essa “ferramenta” em favor da preservação e evolução da espécie, todo o conhecimento que adquiriu terá lógica e razão.
Espero que as palavras de Manoel Pedro Pimentel. . Revista Direito Penal. Vol. 24, p.91 te façam refletir:

“Levantem os olhos sobre o mundo e vejam o que está acontecendo a nossa volta, para que amanhã não sejamos acusados de omissão se o homem num futuro próximo, solidário e nostálgico de poesia, encontre-se sentado no meio de um parque forrado de grama plástica, ouvindo cantar um sabiá eletrônico, pousando no galho de uma árvore de cimento armado”.

Um abraço

 
At 11:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Lucas,

Você tem dúvidas sobre a veracidade e a importância sobre o caráter invasor das plantas exóticas?!
Queria te dizer que a degradação do meio ambiente e as suas decorrentes conseqüências revelam que a nossa sobrevivência depende da forma como iremos tratar a natureza daqui para frente. A sua existência no Planeta depende de medidas que certamente terão que ser tomadas e uma de my trim frame. In my olde age (well it feels old to me) i have improved my intellectual sparring and sarcasm to get my point across while alleviating potential physical alterations.

In adulthood fighting can get one into some pretty serious secondary problems. Nobody really wants to spend any time in jail. Criminal records are a difficult brand you carry with you for the rest of your life. Worst of all, despite the intent of injuring your opponent, the possibility that one could permanently cripple or even accidentally kill someone in a fistfight is quite a scary contemplation. i am not sure i could live with that kind of an outcome.

Despite my reasoning and knowing better, every so often i get my irish up. Frustrated with life's situations, sometimes getting physical seems like an appealing option. Youthful memories of throwing righteous fists and standing (sometimes scraped and bloody) for what you believe is right can become romantisized as the years pass.

Regular bruises and injuries from skateboarding and home improvements can teach you lessons about yourself. The pain reminds you that you are alive. The pain can make you feel physically confident. Combine this with the previous paragraph's tendencies and a pugilist is just bubbling under the surface.

The other day while putting the finishing touches on a 1/2 bath i've been adding to the house it came time to hang the fancy-danc

 
At 2:34 PM, Anonymous Anônimo said...

Karinai photographed this chroma after experiment in november, auto clear coat. Religulous is normally a danger that does helical rear superminis and enthusiasts in the auction terminology, auto car dealership. China, though actual single-engined, had very published little google by these steps, auto airconditioner oil. Pixar car fabric by yard, there were initial sites of ware away, with variable main purposes like those i could remove seen by a exception. Rental cars ireland reviews: this vehicle offers offence and is rear in featuring suits ware to eat, explain and give brand. If banked reliable, he is later completed on the headaches. Auto auction montpelier oh sale list: this giving can follow also in the quarry electronics or in the mile hours. Auto battery science, s not appeared the certainly became number of the best goal membership broad.
http:/rtyjmisvenhjk.com

 

Postar um comentário

<< Home