Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

05 fevereiro, 2006

A lenda do Mestre Álvaro


"Serra e Cariacica são cúmplices numa história de amor. As duas cidades, segundo conta uma lenda, estão ligadas para sempre pela força de um sentimento que une até hoje o índio Guaraci e a índia Jaciara.
Pertencentes a duas tribos inimigas - Temiminós e Botocudos - o jovem casal foi impedido de viver a sua história de amor. Comovido com a paixão dos dois índios, o Deus Tupã transformou-os em duas montanhas. O índio ficou sendo o Mestre Álvaro, na Serra e a índia, o monte Moxuara, em Cariacica.
Até hoje eles estão frente a frente, contemplando um ao outro e assim ficarão por toda a eternidade. Segundo o historiador Clério Borges, um pássaro de fogo sempre é visto nas noites de São João, indo do Mestre Álvaro ao Moxuara, abençoando o amor de Guaraci e Jaciara. Prova de que homens e histórias passam, mas corações não morrem jamais".

18 Comments:

At 10:17 PM, Blogger Vitor Taveira said...

voltaram a postar?
q legal! nem avisaram...
ja subi o mestre alvaro!!! mto linda a vista. vale a penaaaaa

 
At 4:46 PM, Blogger Billie Wonder said...

to ligado dessa lenda!
não sei qual é o moxuara.. nunca parei pra procurar e repará-lo.. vo tentar axar esses dias

 
At 2:16 PM, Blogger juliana batista said...

Adorei a história. Que lindo!!! Parabéns pelo retorno do blog. Em breve, cinemaecriatividade voltará também. Beijos juju

 
At 8:38 PM, Anonymous Anônimo said...

A Cidade da Serra, no Estado do Espírito Santo é rico em Cultura Popular. A festa de São Benedito é um dos momentos mais ricos do povo Capixaba, sempre no dia 26 de Dezembro. Em 2006, a Festa foi coroada com a apresentação do Cantor Popular Leonardo, da Dupla "Leandro e Leonardo". Foi um sucesso de público. Mais de Cem mil pessoas se comprimiram na Praça da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Serra Sede Espírito Santo, Brasil.
Serra foi fundada em 1556 pelo Padre Jesuíta Braz Lourenço e o Índio brasileiro da Tribo dos Temiminós, MARACAJAGUAÇU, o Gato Grande (Maracajaguaçú) era o Pai de Araribóia, fundador de Carapina, na Serra, ES e de Noterói no Rio de Janeiro. O Poeta, escritor e Trovador Capixaba, Clério José Borges de Sant Anna, autor do Livro O Trovismo Capixaba; História da Serra e Poetas e Escritores da Serra, idealizador com Eno Theodoro Wanke do Movimento Trovista (Trovadoresco). Ambos foram fundadores da UBT - União Brasileira de Trovadores (De Trovas - Trovadorismo). Clério por sugestão de Eno Teodoro Wanke fundou o Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC a 1 de Julho de 1980, em Vila Velha - ES.
A Trova faz parte da Cultura Popular Capixaba, da Literatura e do Folclore. Clério é autor também do Livrinho de Cordel (Literatura de Cordel) O Vampiro Lobisomem de Jacaraípe.
www.clerioborges.com.br
clerioborges@hotmail.com

 
At 8:42 PM, Anonymous Anônimo said...

Falei sobre a SERRA, Espírito Santo pois é no Município da Serra que fica abela Montanha (Morro) do Mestre Álvaro. O nome é uma homenagem do Padre Jesuíta Braz Lourenço (Fundador da Serra) ao Capitão e Mestre de Navio de nome Álvaro da Costa, filho do segundo Governador Geral do Brasil, Dom Duarte da Costa. O Mochuara é um Morro que fica em Caricica. Tanto Serra e Cariacica são cidades limítrofes e fazem parte da Grande Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo.
Vejam o Web Site: www.clerioborges.com.br

 
At 6:43 AM, Anonymous Anônimo said...

tanto serra e cariacica são cidades limitrofes e fazem parte da grande vitória,capital do estado do espirito santo.

 
At 7:12 PM, Blogger Unknown said...

moro exatamente em frente ao mestre,ja tive lá varias veses mas não conhecia a lenda;estou organisando uma pesa de teatro focarei a lenda...
julimaycon_araujo@hotmail.com

 
At 2:41 PM, Anonymous Anônimo said...

Nesss último São João fiquei a noite toda olhando e não vi o pássaro de fogo? Será que ele bebeu muito ficou de fogo e esqueceu de ir?

 
At 5:42 PM, Anonymous Jonas said...

essa lenda é muito irada

 
At 8:26 PM, Anonymous marafernandes.izoton@hotmail.com said...

Gostaria de saber mais sobre o cordel de O vampiro lobisomem de Jacaraípe. Como faço para adquiri-lo?

 
At 4:13 PM, Blogger djol said...

eu sou um guardiao do mestre.o passsaro de fogo apareceu porcima das nuvens carregadas,suas lagrimas poderiam facilmente se confundir a chuva,tenpestade,batendo as assas rajadas de ventos sacudiam as arvores,seu grito estremecia o chao como um trovao,uma grande luz saindo do mestre rapidamente encontro o chao no mochuara.1 ponto vermelho parecido com uma arvore em chamas surgia entre o cinza q imcubria toda a vista.
djol,sao diogo 2,carapina,serra,ES,guardiao responsavel pelo vale de furnas.

 
At 9:08 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostei me ajudou a fazer um trabalho!
V
A
L
E
U,
A
T
É
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

 
At 3:02 PM, Anonymous Anônimo said...

Caso professora Elizandra esteja vendo isto, digo eu que vários alunos pegaram daqui.DE NÉRDINHO X.

 
At 3:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Existem sites com esta história completa e este é só metade da metade. Eu preciso de um melhor que esse para fazer meu trabalho.De SamGladiador

 
At 10:09 AM, Anonymous elisangela said...

ola !!meu filho ta fazendo um trabalho,vc poderia ajuda-lo ,fale um pouco sobre os impactos ambientais causados pela ocupação e exploraçao humana no mestre alvaro , desde ja agradeço.

 
At 3:55 PM, Anonymous cecilia said...










































gosto muito de lenda

 
At 10:36 AM, Anonymous Anônimo said...

perfeito a historia dos dois morros conhecido como motanhas.adorei vivemos ao lado de muitas coisas,como praias,lagoas etc.. e nem sabemos que ali existe uma história.

 
At 10:37 AM, Anonymous Lucas Monteiro said...

perfeito a historia dos dois morros conhecido como motanhas.adorei vivemos ao lado de muitas coisas,como praias,lagoas etc.. e nem sabemos que ali existe uma história.

 

Postar um comentário

<< Home