Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

19 novembro, 2005

Seca na Amazônia muda cenário bastante conhecido


As imagens da seca na região que concentra maior quantidade de água doce do planeta assustam. Quem imaginaria ouvir falar em seca na Amazônia?

A situação é alarmante: 61, dos 62 municípios do Amazonas, decretaram emergência. Nessa região, os rios funcionam como estradas, com a seca não há como sair. O socorro aos ribeirinhos é feito com a ajuda de helicópteros. Mais de 2,2 mil comunidades foram cadastradas no programa emergencial do estado. São quase 60 mil famílias em uma situação dramática.

Para enfrentar a sede as famílias têm que andar vários quilômetros até encontrar rios capazes de fornecer água potável. Sem peixes, as famílias estão com fome. O nível muito baixo dos rios, somado às altas temperaturas acaba cozinhando os peixes. Quando não morrem escaldados, agonizam em poças de lama.
O Globo Repórter exibiu ontem uma matéria sobre a seca na Amazônia. O repórter Zé Raimundo confessou: “preferia não ter visto tamanha calamidade. Encontrei uma Amazônia irreconhecivelmente triste”.

O poeta Thiago de Mello, o principal escritor do Amazonas e uma das muitas vozes que defendem a floresta, finaliza: "A Terra está com febre e essa seca de calamidade é vingança de Jurupari, o Deus que protege a natureza. E esse Deus estaria se vingando dos madeireiros, dos criadores de boi, dos plantadores de soja, dos incêndios criminosos, do desmatamento".

Outros dados:
-
A Amazônia já perdeu 17% da sua cobertura florestal. São 7 mil Km² de degradação.
- Só o rio Amazonas, em condições normais, tem capacidade para oferecer 1 litro de água a cada 30 segundos para cada habitante do planeta.
- A Amazônia é reconhecida como a maior floresta tropical existente, o equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas e o maior banco genético do planeta. Contém 1/5 da disponibilidade mundial de água doce e um patrimônio mineral não mensurado.
- A área que surgiu com as vazantes na Amazônia chega a 6 milhões de hectares, o equivalente a 60 mil quilômetros quadrados.
- Alguns rios estão com 80% a menos de água que o normal.