Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

17 novembro, 2005

Profissão: jornalista


A jornalista Fernanda Couzemenco apaixonou-se pelo meio ambiente. Formou-se em 1999, na Ufes, e teve sua primeira matéria ambiental publicada na Revista Trilhas, de janeiro de 1998. Para fazer esse trabalho, entrou pela primeira vez em uma floresta e, segundo ela, foi “paixão à primeira vista e definitiva”.

Fernanda já trabalhou nas revistas Trilhas e Século, no Projeto TAMAR, no IPEMA e, agora, em A Gazeta, produz e apresenta o quadro Movimento Sustentável. Finalista duas vezes no concurso Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, em 2003, ficou em primeiro lugar com reportagem publicada na Revista Século. Em 2005, recebeu menção honrosa com matéria veiculada no quadro Movimento Sustentável.

“Fico muito feliz que hoje, no Estado, o jornalismo ambiental tenha ganhado espaço. As novas gerações estão muito antenadas, há muitos novos programas abordando sustentabilidade e meio ambiente. Acho que o caminho é esse. Nós, jornalistas ambientais, temos um sonho (ou utopia): que um dia, não seja mais necessário usar o adjetivo ‘ambiental’, pois todos os jornalistas abordarão todas as pautas, naturalmente, sob o viés ambiental.”