Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

07 maio, 2006

Dia Mundial do Meio Ambiente


Não só mais uma data pra marcar nosso calendário, o Dia Mundial do Meio Ambiente merece destaque e reflexão.
Diariamente vemos notícias de terremotos, furacões, enchentes, derretimento de geleiras, aumento das áreas de desertificação e da temperatura do planeta, novas doenças infecciosas. Será que percebemos que esses fenômenos são agravados pela ação do homem? E que cada um de nós tem sua parcela de culpa nessa história?
A temperatura média global subiu 0,6°C no século 20, e pode elevar-se em mais 1°C até 2030. Além de prejuízos para a agricultura e para o turismo, esse aumento de temperatura provoca derretimento de calotas polares e geleiras, o que aumento do nível do mar.
O aumento do nível dos oceanos inundará regiões costeiras. Pra quem pensa que esse problema está distante de nós, Vitória também será afetada. E isso não são histórias de bicho-papão: nos últimos 100 anos, o nível do mar subiu 20 cm. Pouco? A previsão é de que nos próximos 100 anos o mar suba de 15 a 95 cm, o que significa um avanço de 30 m nas superfícies costeiras.
Precisamos cuidar do meio ambiente e buscar medidas que diminuam os impactos da ação humana. Nosso futuro depende disso.

1 Comments:

At 10:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Estatisticas de "até 2030" nao vao acontecer, pq ESSE ANO, teremos o DIA MUNDIAL DO PULO e vamos mudar a orbita do planeta para justamente minimizarmos os impactos sobre nossa terra! =D

 

Postar um comentário

<< Home