Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

09 novembro, 2005

Amianto: solução ou problema?

Apesar dos baixos custos para aquisição desse material e da alta lucratividade para seus produtores, o amianto pode causar sérios danos à saúde.

Amianto (ou asbesto) é o nome genérico dado a um minério encontrado no solo. É muito utilizado na indústria mundial para a fabricação de caixas d’água, telhas, tubulações, papel, papelão, produtos têxteis, tintas, pisos, produtos da indústria automotiva. Possui um alto valor comercial devido a sua resistência a altas temperaturas e a agressões de substâncias químicas. Além disso, é isolante térmico.

Porém, estudos mostram que o amianto pode ser absorvido pelo ar. Basta respirar a poeira de amianto para que suas partículas atinjam os alvéolos pulmonares e se inicie o processo de adoecimento. O amianto acumulado no pulmão causa o enrijecimento dos alvéolos, deixando-os sem a capacidade de realizar a oxigenação do sangue, e, dessa forma, causa a perda da elasticidade pulmonar e da capacidade respiratória. A doença causada pela alta concentração de fibras de amianto nos alvéolos pulmonares é conhecida como Asbestose. Ela é crônica, progressiva e ainda não existe tratamento. Estudos epidemiológicos demonstram o aumento do risco dessa doença em mineradoras da fibra, fabricantes de barcos que utilizam esse material e trabalhadores da indústria de cimento a base de amianto.

O Brasil é um dos maiores exportadores de amianto do mundo. Alega-se que esse minério gera empregos e traz riquezas para o país. Mas até que ponto o lucro vale mais que a saúde humana? Será essa a lógica absurda do capitalismo? Será que devemos ficar calados diante de tudo isso? Manifeste-se. Defenda a vida.

1 Comments:

At 8:59 PM, Blogger Unknown said...

na europa nao se uza mais, e quando aconteçe a remoçao, vem uma empresa especializada para o serviço, o perimetro é isolado até o fim do serviço, ai fica a pergunta... eles sao burros ou somos nos o *inteligentes* que ainda uzamos como caixas de agua? obs:(trabalhei na construçao civil no norte da italia por 12 anos e sei exatamente o q estou falando vlw.

 

Postar um comentário

<< Home