Espaço Ambiental

O Espaço Ambiental surge a partir da idéia de criar um local para divulgar e debater questões ligadas ao Meio Ambiente. Nele você poderá encontrar calendário com alguns eventos nacionais e locais, entrevistas, divulgação de projetos desenvolvidos por instituições de ensino e discussão de assuntos em voga na mídia. Contamos com a sua participação. Seja você também parte integrante desse projeto em prol do Meio Ambiente!

11 novembro, 2005

Herança maldita

Parece até nome de filme, mas seria uma boa definição para costumes que trazemos arraigados em nosso cotidiano que são vistos desde a colonização do Brasil.

É de conhecimento de todos que no território brasileiro existiam diversas tribos indígenas que habitavam esse longo território. Viviam de forma harmônica com o ambiente até que “os descobridores dessa terra” perceberam que a exploração dos recursos daqui seria muito mais lucrativa do que apenas apreciar tantas belezas naturais. Fábula ou resumo do início do processo de devastação da fauna e flora brasileira?

Talvez eu esteja errada, mas a realidade está diante dos olhos de quem quiser enxergá-la. Existem poucas áreas de mata nativa, há a luta pela criação de mais reservas naturais e preservar o que restou após 505 anos de exploração é uma tarefa difícil – principalmente pela falta de colaboração da sociedade. Afinal, como na época do descobrimento, é muito mais fácil extrair os recursos da terra e não se preocupar com o futuro do que ficar fazendo cálculos para saber quanto tempo ainda teremos petróleo ou água.

Por falar em água, pra que se preocupar? Temos uma grande reserva de água em nosso território e, se nem isso resolver, é só dessalinizar a água do mar. Solução simples, não?! Infelizmente muitos brasileiros pensam assim e acham que campanhas para economizar água são desnecessárias. E realmente serão se não houver uma profunda mudança na educação dos brasileiros. Os recursos naturais são finitos e o mau uso pode levar à extinção de alguns a curto prazo. Como a floresta nativa que existia no litoral do nosso país, outras belezas e recursos naturais também podem acabar.